
ESTAMPAS
Arte Finalizamos suas estampas com técnicas especiais para cada tipo de tinta!
by Mzap Screen
Janeiro 11,2017 240 comments

Fotolitos de Alta Definição
Trabalhamos com arte final e saída de fotolitos de alta definição para serigrafia!
by Mzap Screen
Janeiro 12,2018 646 comments

Mzap Screen
Janeiro 24,2018245 comments
Antes de estampar sua Quadricromia ou Simulado leia nossas dicas!
As tintas para policromia, sejam elas das marcas que forem... Dos
tipos que forem... Base água, plastisol, UV, vinílica, etc...
E das cores que forem (pra quem ainda não sabe as primárias
ciano, magenta e amarelo + o preto).
Tem como coincidência uma importante propriedade comum... São
translúcidas (transparentes) e portanto são indicadas para
impressões em bases brancas.
Uma experiência simples e usual onde podemos observar essa
propriedade é o uso de repique nestas tintas translúcidas (tecnicamente
chamadas com o termo Clear, limpo em inglês)...
Estampa-se uma imagem chapada em ciano... Em outra peça
imprime a mesma composição com repique e numa terceira com dois
repiques... Cada peça fica então com uma tonalidade diferente,
quanto mais repiques mais forte e escuro fica a intensidade
do tom. Fato este que não ocorre com as tintas Mix, pois estas são
opacas.
A função desta propriedade translúcida da tinta para
policromia é o fato de que para criar as cores secundárias e
terciárias tem que se misturar as tonalidades primárias nas devidas
proporções,
o uso das tintas transparentes é o nosso recurso então para
tal feito. Um chapado de 100% magenta tem que ser translúcido pra
que possamos em parte ver um outro de 100% amarelo em baixo deste,
formando o vermelho...
A sequência das cores à serem estampadas é normalmente fixa,
seguindo a lógica padrão serigráfica de que as cores mais claras são
aplicadas anteriormente às mais escuras...
Ficando no modo mais usual o YCMK...Abreviação do inglês
Yellow, Cyan, Magenta & Black... As cores primárias amarelo, ciano
(um tom azul claro), magenta (algo entre o vermelho e o rosa)
e por último o preto ...
Esta lógica não é fixa, porém é tão usual por basear-se no
fato de que na maioria das separações o amarelo, no caso nosso
pioneiro tom estampado,
é sempre predominante no tamanho da área impressa... O ciano
e o magenta que são as cores com mais contraste e destaque na base
branca são então incluídas...
E por último o igualmente importante preto, que nos dará o
contraste nas sombras e reforçará os detalhes principalmente de
contorno e profundidade na imagem.
Apesar de que as cores primárias igualmente misturadas entre
si já geram um tom preto, esta última tela nos enriquece
notavelmente o resultado final,
mesmo em policromias feitas com fundo invertido...
A alteração dessa sequência mudaria um pouco o resultado
final com certeza...
E pode ser feita experimentalmente em qualquer composição.
Para definir se inverteremos a ordem das cores veremos que tudo
depende do desenho que será estampado,
este deve ser bastante analisado pelo serígrafo que definirá
com sabedoria a sequência mais viável levando em conta a área de
cada um dos quatro tons...
e também a predominância cromática destes... Podendo assim
realçar um determinado tom colocando ele por último, ou mesmo dando
um repique em certo tom...
Sempre o que dita a regra é a singularidade que cada desenho
tem como diferencial, depende então da análise da composição do
desenho...
Se for estampada a quadricromia utilizando a técnica molhado
sobre molhado devemos pensar na hipótese de imprimir as cores com
menos área primeiro...
Outra propriedade diferencial das tintas para seleção é que elas são
notavelmente menos viscosas, isso para poderem ser utilizadas com
telas de menor número de fios,
primando pela qualidade de definição de imagem... Pois podem
transpassar os finos pontos na matriz que formam a imagem sem muito
esforço...
Sempre vem prontas para o uso, porém as tintas voláteis,
devem ser diluídas em solvente próprio quando necessário,
de modo à manter sua viscosidade ideal para manuseio e
aplicação.
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